12 de novembro de 2008

Amélia

Hoje acordei Amélia. Típica dona-de-casa exemplar, saca?
Lava, limpa, enxuga, arruma, esfrega, pendura, varre... etc etc etc.(Não acaba nunca essa eca!).
No meio disso tudo o desejo incontrolável, há dias, de bolo de fubá. Por que será, né @di?
E já que estava inspirada, o fiz.

Essa receita é da Bisa Hermínia (Receita copiada em 1995 de um caderno de receitas da minha avó, que copiou em 26/01/1952.), que fazia bonequinhos de miolo de pão para entreter os 16 bisnetos. É a única receita que tenho, e é gostoso relembrar os ancestrais enquanto o faço.

Na original estava escrito que vai "1 colher e meia de sopa de banha". Naquela época não havia margarina. Deve ter mais de cem anos essa receita. É um bolo pesado, só vai fubá. Digo, não vai farinha de trigo. Eu adoro. Pena que não tinha em casa a erva-doce. Esse é o lado ruim de morar enfiada no mato. Se falta alguma coisa em casa, danço. Mas nada como a criatividade! Ficou uma delícia. Mas faltou a erva-doce. (Acho que o bolo de fubá da mãe do Adilson é mais gostoso... sniff). E nada melhor para acompanhar um bolo de fubá a tarde do que uma bruta chuva! Já que não podia ligar o computador, fiz mais dois amigos pra comer bolo comigo.

Bem, agora vou tirar a fantasia de gata borralheira e me transformar em Cinderela que o príncipe encantado já já chega!

__________________________________________________________________________________

Bolo de Fubá da Bisa Hermínia

4 xícaras de fubá.

1/2 litro de leite.

1 1/2 colher de sopa de margarina.

1 colher de sopa de erva-doce.

1 pitada de sal.

2 1/2 xícaras de açúcar.

2 gemas. 2 claras em neve.

1 colher de sopa de fermento.

Fôrma untada e Polvilhada. Forno Regular. Bater numa vasilha com colher de pau.

PREPARO: Ferva o leite e a margarina. Junte ao fubá. Mexa depressa. Coloque o sal e a erva-doce. Depois o açúcar, as gemas e o fermento. Misturar as claras em neve.

3 estressados(as):

Carol disse...

Ficou lindo o bolo. Deu água na boca... hummmm =)
Aqui em casa, dia de bolo é domingo. Minha mãe sempre faz um, cada fim de semana é um tipo. Neste, será de fubá, fiquei com desejo... hehehe

Beijão Pê!

Caroline

disse...

A gente podia brincar de fazer bolo de fubá, fotografar e colocar nos blogs.

Mais idéias: depois poderíamos fazer uma votação do bolo mais gostoso, ou o que ficou mais bonito, a receita mais interessante!! ahahahahahah é uma falta do que fazer, né?
HAHAHAHAHAHAHHAHAH

Carol disse...

Isso, Pê!!
Podemos fazer um concurso de culinária...
uahauhauhauahuhauha
Vou pegar a receita com minha mãe e, se der tempo, tiro uma foto no domingo. Por que bolo, aqui em casa, não dura muito tempo... hehehe